O que é bom fazer antes de dar a primeira martelada na obra
![imagem de reforma de uma obra 1](https://static.wixstatic.com/media/5c39a3_8f8b97973dc542429257a5f56c778f6c.jpg/v1/fill/w_980,h_1464,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/5c39a3_8f8b97973dc542429257a5f56c778f6c.jpg)
Há muito tempo queria abrir este canal pra dividir a experiência de tantos anos em obras e tudo o que acontece por lá. São tantas histórias que dá certamente um livro.
Mas achei o formato de posts no Blog uma maneira mais ágil e que pode ajudar mais gente.
A cada obra, um tanto de surpresas aparecem. A cada obra aprendemos uma coisa nova sobre esse universo tão pouco profissionalizado no Brasil, mas que emprega tanta gente que não conseguiu estudar. Ou seja, muitos dos trabalhadores da construção civil aprenderam a fazer o que fazem, seja virar um concreto ou assentar um tijolo ou azulejo, fazendo!!
Quando a gente pensa em reformar a casa ou uma parte dela, a primeira coisa que a gente faz é passear pelas lojas de materiais de construção e folhear revistas sobre o assunto. Pesquisar e pesquisar!
É ótimo fazer isso e reunir o máximo de informação sobre o que a gente gosta e quanto custa ter essas coisas. Mas São tantas opções que daria pra fazer umas três reformas do mesmo lugar só com o que a gente separou, não é mesmo?
Aí começam as dúvidas e às vezes os primeiros problemas. Mostrar nossos sonhos para um empreiteiro, ou um marceneiro, não é garantia que ele vai se realizar tal e qual. Nem sempre o banheiro daquela foto cabe no nosso bolso. Ou aquele armário, que usa ferragens industriais, mas que o marceneiro que a vizinha indicou nunca ouviu falar.
![imagem de reforma de uma obra 2](https://static.wixstatic.com/media/5c39a3_cf972c1af5744e949b8d564c4e214d63.jpg/v1/fill/w_980,h_1464,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/5c39a3_cf972c1af5744e949b8d564c4e214d63.jpg)
Do sonho para a realidade é necessário fazer uma tradução e uma adaptação.
Essa adaptação envolve adequar o sonho ao espaço, às limitações, ao orçamento e ao prazo que nós temos. E isso envolve planejamento e criatividade.
Há, mas vão dizer, já começa a perda de tempo e eu tenho pressa! Porque não dá pra já ir quebrando enquanto isso?
O tempo de planejamento nunca é bem visto. Sempre parece um atraso. Mas se eu disser que ele, bem feito, encurta o tempo da obra, você acreditaria?
O planejamento é um compromisso do cliente com o profissional que vai criar e propor soluções para encaixar o sonho na realidade.
Não adianta planejar tudo certinho e depois mudar durante a obra. Adeus planejamento, prazos e orçamentos. Tudo vai pro vinagre!
Como acontece esse planejamento? Começa com uma conversa entre o profissional e o cliente, como uma consulta, em que os desejos e necessidades, assim como o valor disponível e o prazo desejado são colocados.
O profissional também precisa conhecer o local e ver as dificuldades que ele tem. Não dá pra sonhar com um banheiro com banheira, Box, vaso, bidê, duas cubas, se você só tem uma área de 1.30 x 2.50m, como medem muitos banheiros de apartamento, por exemplo. Pé no chão evita frustração.
Com essas informações ele elabora uma proposta, com o custo do trabalho dele, tanto para criar, que é desenvolver um projeto, quanto para coordenar a execução, que será feita por uma equipe. Às vezes é necessário que outros profissionais também façam projetos complementares, isso quando é necessário calcular alterações na estrutura da construção, alterações na carga elétrica ou nas tubulações de água e gás. Também não dá pra esquecer os procedimentos legais (alvará, autorizações e Registro de Responsabilidade Técnica, mas sobre isso eu vou falar mais pra frente, nos próximos posts).
No próximo post vou explicar quais são as etapas desse projeto. Só pra adiantar, imagine que você vê uma casa ali adiante. Você tem uma visão geral dela, certo? Quanto mais você chega perto, mais enxerga detalhes que antes não via. É mais ou menos assim que acontece com o projeto.
Espero que você tenha gostado. Pretendo falar de tudo o que acontece numa reforma ou numa obra pra ajudar você a ter sucesso nessa empreitada!
Aguardo seus comentários e sugestões. Temos muito o que conversar por aqui.