top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

O QUE ACONTECE NO PROJETO DE ARQUITETURA


projeto de arquitetura

Olá,

No post de hoje quero explicar de modo simplificado o que é o projeto de arquitetura. Primeiro vale dizer que pra cada obra há um projeto e que nem todos acontecem da mesma maneira.

Mas todos seguem um perfil semelhante e é isso que eu quero lhe passar.

Um bom projeto de arquitetura tem três etapas principais:

O estudo preliminar, que é um conjunto de desenhos que explicam de maneira fácil o que o profissional está pensando em fazer. Valem aqui perspectivas à mão ou feitas no computador (como aquelas de venda de apartamentos porém menos detalhadas), planta do ambiente com a localização de tudo o que vai dentro. Seguindo nosso exemplo do banheiro, onde ficará a ducha, o vaso etc.

O ante projeto, que é um desenho já feito em formato técnico, com mais detalhes para que o construtor possa fazer seu orçamento, e o projeto executivo, que é aquele conjunto de desenhos finais, já cheios de detalhes, e que é o que vai ser usado na obra para fazer aquela tradução que a gente falou lá atrás.

Mas você me perguntaria então porque precisa de todas essas etapas?

Quando o estudo preliminar é apresentado, é importante que o profissional consiga mostrar com ele tudo o que pensou fazer (ele pode acrescentar fotos de referência ou exemplos de materiais que pretende usar). É importante também não ter medo de perguntar, de dizer que não sabe ou que aquela linha que ele desenhou. A perspectiva ajuda muito a compreender o que está na planta ou nas vistas (que é como se você olhasse bem de frente para aquela parede e tudo ficasse num mesmo plano, chapado).

Qualquer mudança importante na posição das coisas deve acontecer nesta etapa e o profissional apresenta um novo estudo com essas modificações. Uma vez aprovadas pelo cliente, ele pode partir para a segunda etapa.

O ante projeto de arquitetura normalmente contém as plantas e as vistas, já em escala. Ele é usado para mostrar ao construtor, para ele começar a estimar os custos, para os projetistas que tem que calcular alterações estruturais, de elétrica ou de hidráulica, se necessário. Ele também serve para fazer uma lista com a quantidade de tudo o que tem que ser comprado.

Esse é o momento de voltar à loja, com o profissional, e fazer as escolhas dos materiais de acabamento (link para acessar a lista).

Eles poderão ser comprados pelo coordenador da obra (o próprio profissional ou outro, caso ela seja executada por uma construtora), ou pelo cliente com a orientação do profissional.

E já dá pra iniciar a obra? Calma! Se tiveram que ser feitor cálculos, os projetistas vão passar esses detalhes pra serem colocados no projeto de arquitetura final (o executivo). O profissional também coloca no projeto final todos os materiais que foram escolhidos, assim o construtor já sabe (de novo o nosso banheiro como exemplo) qual é o vaso sanitário, se a torneira é de mesa ou de parede (os encanamentos são diferentes), o tamanho das placas do piso, se vai revestimento só no Box ou no banheiro todo. Viu quanto detalhe?

Com tudo isso no papel, fica fácil o construtor fazer e não ter muitas dúvidas.

Mãos à obra! No próximo post vou falar desse início de obra.

Você pode clicar nos links que eu coloquei para acessar exemplos da listagem de material ou dos desenhos que podem ter em cada etapa. Estamos seguindo com o exemplo do banheiro, mas vale para a casa toda, com adaptações, é claro!

Reforma no divã é um blog desenvolvido através do Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page