top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

Manutenção da casa pode adiar a reforma, você sabia?

Responda sinceramente, você faz uma manutenção periódica na sua casa, como faz a revisão do seu carro?

90% provavelmente, no íntimo, confessou que não!!

É normal. A maioria de nós vê esse sólido abrigo como algo que se ajusta ao nosso cotidiano, cujas marcas de seu uso fazem parte da sua história. Só quando alguma coisa realmente deixa de funcionar ou provoca um estrago considerável nos damos conta de que deveríamos ter cuidado melhor.

E também temos a noção de que tudo será caro.

Mas não é bem assim, alguns cuidados no dia a dia da sua casa podem prorrogar a hora de enfrentar uma reforma.

Cuidar é um hábito e, sendo assim, demanda persistência e continuidade.

Faxina diária leve, faxina mais profunda semanal e algumas mais pesadas durante o ano, são o primeiro passo.

Por exemplo, cortinas, estofados e tapetes que se prolongam sujos acabam sendo danificados pelos fungos que atacam os materiais, o tecido se enche de poeira, resseca e acaba rasgando. Sem manutenção, também fica difícil descobrir um início de infestação por cupim num armário...

manutenção da casa adia reforma

Aí sim a troca sai caro!

Como começar a por em prática essa manutenção? Existe uma infinidade de livros sobre organização doméstica, com listas e mais listas para você fazer um roteiro mas, espere um pouco. Dá pra ser mais simples, no início:

1. Estabeleça como vai dar conta das faxinas: Veja o que recomendam os fabricantes coisas que você tem, pra usar os produtos certos ao limpar. Veja quem vai fazer (se você tem um funcionário ou funcionária, ok, senão vale fazer uma divisão de tarefas com a família ou encarar você mesmo).

2. Monte um calendário simples, com horários possíveis e duração suficiente pra fazer com calma e mãos à obra.

3. Faça um raio x de como estão as coisas na sua casa. Avalie como estão a estrutura (paredes, piso, portas, bancadas, torneiras, pias, móveis etc.), os estofados (tapetes, cortinas, sofás, camas), os equipamentos (especialmente os de cozinha e eletrônicos)

4. Divida os problemas que você encontrou em urgentes, quase urgentes e tranquilos, assim você pode organizar o que vai cuidar primeiro.

Com um roteiro distribuído ao longo de um ano vai ser fácil manter tudo funcionando, ainda que já tenham uma certa idade.

Depois da primeira vez, essas tarefas viram rotina e fica mais fácil achar tempo pra fazer.

Também é bom colocar esse roteiro na avaliação do final de ano, assim você aprimora a manutenção. A faxina geral, pra quem consegue fazer numa tacada só, é ótima pra abrir espaço e retirar o que não serve, não funciona, que pode ir para doação, troca ou venda.

Depois que você virar craque, pode pesquisar na internet e em bons livros sobre o assunto como melhorar essas tarefas!

Se mesmo assim, uma reforma for o melhor a fazer, planeje antes!

Reforma no divã é um blog desenvolvido através do Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page