top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

ENERGIA SOLAR PARA LEIGOS

Quando falo em energia solar com alguém que está reformando ou construindo, o primeiro comentário é sempre sobre aqueles painéis de aquecimento de água, já bastante conhecidos.

Mas não é sobre esses painéis que eu vou falar e sim de outros, muito parecidos visualmente, mas que assustam já pelo nome: painéis fotovoltaicos.

Longe de ser um bicho-de-sete-cabeças, o nome complicado é na verdade um grande economizador de energia para você!

Foto, vem de luz, e voltaico (Volt), significa, de modo bem fácil, a transformação da energia da luz do sol em energia elétrica. Como bem diz o nome, ele só faz isso quando tem luz (não precisa de calor). Assim, quanto mais ensolarado o lugar que ele está, mais energia ele gera.

energia solar fotovoltaica

Em áreas distantes de redes elétricas, ele é a salvação. Mas pode ser muito útil também nas grandes cidades, fartamente abastecidas de redes de energia. Ele pode reduzir a sua conta de luz para até ¼ do valor dela. Já pensou que economia!

Desde 2012 o governo regulamentou e vem aprimorando a prática de microgeração de energia, que na prática quer dizer que você compra o sistema todo (painéis mais os outros equipamentos necessários que já vou falar) e passa a gerar de certo modo a sua própria energia.

Falando bem simples funciona assim:

As placas captam a energia solar e transformam em energia elétrica. Esta passa por um conversor para se ajustar ao modo como a energia é distribuída na rede elétrica. Assim, está pronta tanto para alimentar os equipamentos da casa (tomadas, lâmpadas, geladeira etc.) como para ir para a rede, caso não seja utilizada. O que não é usado vira crédito para você usar no próximo mês.

Mas quanto custa tudo isso? Bem, varia de acordo com o seu consumo, porque é a partir dele que se calcula quantas placas serão necessárias. Os valores vêm baixando, um porque já existem várias empresas vendendo e instalando o sistema no Brasil e outro porque as políticas a favor dessa energia limpa andam facilitando a sua implantação.

Hoje já é possível comprar até através de consórcios, mais atraentes que os financiamentos, embora você tenha que esperar ser contemplado ou dar um lance.

Se você mora em apartamento, talvez não tenha área para a quantidade de placas para abastecer todas as unidades, mas é possível usá-la para gerar energia para as áreas comuns e diminuir o condomínio. Se você mora em casa, tem mais telhado para distribuí-las.

Enfim, a energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia versátil e muito econômica que merece atenção porque estará cada vez mais presente enquanto as contas de luz só aumentarem e ganharem custos adicionais, como as bandeiras tarifárias. E o melhor é que é uma

energia solar fotovoltaica

limpa! Pense nisso!

Reforma no divã é um blog desenvolvido através do Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page