top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

Boa comunicação aumenta chance de sucesso na obra

Não é raro ouvir reclamações, tanto de clientes como de profissionais, sobre a insatisfação com o resultado da obra. Seja porque o cliente não deixou o profissional seguir seu projeto, interferindo no resultado final e desconfigurando a proposta estética que ele propôs. Seja porque o profissional não atendeu às necessidades e anseios do cliente na realização desse sonho, que é o seu lar.

Imagina o esforço de conseguir comprar aquele imóvel tão desejado e de ter tantas expectativas sobre ele. Imagina que o profissional tem que conseguir traduzir essas expectativas para a obra e materializar esse sonho. Imagina que todos os envolvidos, do pedreiro ao vendedor dos armários, também têm que se engajar nesse sonho e dar o seu melhor para que ele aconteça.

boa comunicação aumenta chance de sucesso na obra
boa comunicação aumenta chance de sucesso na obra

ANTES DEPOIS

Além de lidarmos com muitas pessoas, cada uma no seu momento de vida, com suas dificuldades, cada uma delas tem uma maneira de entender e de se comunicar. Às vezes achamos que o que falamos foi compreendido exatamente como pensamos. Mas do outro lado, quem ouviu entendeu totalmente diferente.

Quando começamos a pensar na reforma ou na construção, colecionamos fotos e referências que se aproximam do nosso desejo. São muitas fotos lindas, bem produzidas e bem tiradas e dá vontade de ter umas dez casas pra colocar tantos desejos. Primeiro, temos que selecionar o que combina e o que cabe no espaço que dispomos. Temos que fazer escolhas. E quanto mais definidos e já “frustrados” com o que não vai caber, melhor para essa comunicação. Uma boa lista de necessidades, com as que não queremos abrir mão no topo e as que serão bem vindas se der, no final, ajuda muito.

A primeira conversa é sempre uma mistura de colocar tudo isso e ao mesmo tempo tentar perceber como o outro é, se ansioso, calmo, flexível, impositivo. E essa lista, comunicada na conversa, sofre muitos lapsos cortados por aqueles pensamentos. Não raro, muitos elementos importantes se perdem ou são mal compreendidos. Isso vale tanto para o lado do profissional como do cliente.

Então, como melhorar essa comunicação e ter mais chances de sucesso?

Primeiro: Fale com calma tudo, o que gosta, o que não gosta, quem interfere, quanto pode ou quer gastar, em quanto tempo gostaria que tudo ficasse pronto, a disponibilidade de acompanhar e decidir sempre que precisar. Se tiver a lista impressa, melhor. Dê tempo para o profissional anotar e perguntar o que não entendeu. Pergunte também. Arquitetês é para arquiteto. Tem que ser traduzido para o leigo. Não entendeu, não fique com a dúvida.

Segundo: nas apresentações do projeto, muitas vezes não entendemos os desenhos. Peça para o profissional explicar. Não tenha vergonha de perguntar e de contestar, se não era o que você esperava. Ele pode e deve propor uma segunda opção. Claro que você não vai mudar vinte vezes de ideia, mas no papel podemos mudar de modo mais barato e menos estressante que em obra.

Só vá para a próxima etapa quando estiver seguro e só autorize a obra começar quando o projeto estiver completo e bem compreendido. Isto vale também para os orçamentos dos fornecedores e lojas. Acompanhe, vá junto escolher, tire suas dúvidas na hora.

Parece um tempo perdido e muita gente acha que contratar o profissional é para não ter que ter esse trabalho. Lembre, ele tem que interpretar seu sonho e propor o que ele julga melhor para atendê-lo. Acompanhar de perto o desenvolvimento do projeto e as escolhas vai lhe garantir maior sucesso na sua realização.

OK, tudo certo com o projeto, orçamentos aprovados. A obra começa. Aqui também é importante estar perto e junto com o profissional. Eu recomendo pelo menos uma vez por semana se reunir na obra, vendo cada ambiente.

Não vale ir só no final de semana com a tia Cotinha ou a vizinha que “tem bom gosto”. Tem que ir com o profissional.

Obra é quase um casamento temporário, tem que se comprometer e estabelecer uma relação de confiança. Muitas coisas acontecem em obra, fornecedores dão o cano, trabalham mal, aparecem surpresas e imprevistos. O profissional tem que lidar com tudo isso e dar soluções rápidas e eficientes para cada um desses imprevistos. Muitas dessas soluções precisam alterar o projeto, que necessitam da aprovação do cliente.

Feliz casamento temporário!

Bônus: assine nossa newsletter para receber um exercício teste para melhorar a comunicação

Reforma no divã é um blog desenvolvido através do Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page