top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

QUAL A MELHOR DISTRIBUIÇÃO PARA A COZINHA FUNCIONAR PARTE 1 – OS BÁSICOS


Distribuição ideal dos equipamentos na cozinha

Há uma maneira certa de distribuir os equipamentos na cozinha para que ela funcione melhor.

Nem sempre é possível, mas mesmo em cozinhas compactas essa distribuição facilita o trabalho de quem está pilotando a refeição. Um bom projeto costuma respeitar essas regrinhas e, quando não é possível, pode adaptar da melhor maneira.

A primeira regra é a posição dos equipamentos principais, pia, geladeira e fogão.

Em geral, a pia fica no centro e geladeira e fogão cada um de um lado dela. Se a cozinha formar um U, melhor ainda. Se não, pelo menos cada um de um lado já vai facilitar. Isso porque a pia é útil tanto a quem cozinha como para quem tira ou guarda alimentos na geladeira, além de frio e quente não ficarem muito próximos.

Outra regrinha é a altura da bancada, dos armários e equipamentos. A altura da bancada vai de 85 a 95cm, dependendo da altura de quem mais usa. 90cm é o mais

comum.

Entre ela e o armário superior acima dela, a distância mínima é 60cm, desde que ele seja menos profundo que a bancada uns 25cm. Assim, não há muito risco de bater a cabeça enquanto estiver trabalhando. Isso varia claro dependendo da altura de quem usa essa cozinha. Muita alto também, não há quem acesse sem depender de uma escada...

distribuição ideal dos equipamentos da cozinha

Uma pessoa muito alta vai precisar de uma distância maior ou de uma bancada mais profunda. Esta profundidade também varia entre o mínimo de 60cm e 70cm em geral.

Se o fogão for de embutir, numa bancada de 70cm, uma coifa convencional presa na parede pode não cobrir todas as bocas. Então o melhor é optar por uma coifa tipo Ilha, presa no teto e ajustada sobre o centro do fogão, ou com um motor mais potente. No caso de um cooktop (aqueles fogões recortados no tampo), é possível ajustá-lo um pouco mais para o fundo, desde que fique confortável para que usa.

Hoje também é mais comum usar o forno separado do fogão e colocá-lo numa torre onde também fica o microondas. Ele pode ficar numa altura mais acessível que o forno acoplado ao fogão, mas não pode ficar muito alto se tiver o microondas logo acima. Isto porque a altura recomendada para fornos de microondas é de até 1.50m, para não correr o risco de virar um prato com caldo quente sobre a pessoa. Também é importante ter uma bancada, mesmo que pequena, ao lado dessa torre, para apoiar os pratos quentes que saírem deles.

Outra dica de ouro é ter à mão os utensílios pra facilitar o trabalho, especialmente no fogão. Assim, uma gaveta logo ao lado dele, para pegar rapidamente aquele garfo ou aquela colher de pau, vai ajudar muito!

As alturas ideais dos móveis e bancada na cozinha

Do mesmo modo, lava-louças ao lado da pia facilita o trabalho de colocar a louça suja dentro dela assim como evita respingar água suja pelo chão.

E falando em água, é muito importante que a área perto da pia e do escorredor seja um pouco mais baixa que o restante e tenha uma borda mais alta para que a água não molhe quem está trabalhando. Essa área é chamada de área molhada e nela também é bom localizar o filtro, que por descuido ou problemas pode sair vazando a qualquer momento. Se não for possível criar as duas áreas, melhor que seja tudo área molhada, com a borda de proteção.

Com a popularização da tecnologia LED vieram as fitas que iluminam com o mínimo de tamanho. Assim, distribuir uma fita da parte de baixo do armário superior para iluminar a bancada melhora tanto o trabalho com os alimentos quanto lavar a louça ou os vegetais. Mas melhor mesmo é ter a pia logo abaixo da janela. Porém lembre que é necessário ter uma alimentação elétrica por perto.

Por fim, se for possível, é sempre bom apoiar os armários abaixo da pia numa base de alvenaria, revestida com o mesmo material do piso. Isto facilita a limpeza, já que não fica um vão abaixo deles de difícil acesso. Mas ela tem que ser recuada de 7 a 10cm da profundidade da bancada para que a ponta do pé se encaixe de maneira confortável. Quem já leu nosso post sobre revestimentos vai lembrar que o piso da cozinha não pode ser escorregadio, portanto evite os polidos, mas também não pode ser muito rústico, para não acumular sujeira. Uma boa opção são os acetinados ou naturais. No mercado há uma infinidade de opções de porcelanato, pedras e revestimentos.

Gostou do post, então assine nossa newsletter e receba as novidades assim que “saírem do forno”!

Nosso próximo post sai no dia 06 de Setembro, logo antes do feriado! Até lá.

Reforma no divã é um blog desenvolvido através do Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page