top of page

PROCURE POR TAGS: 

POSTS RECENTES: 

O MISTÉRIO DAS TOMADAS


instalação elétrica aparente

Já faz algum tempo as tomadas no Brasil mudaram de formato. Os três pinos redondos vieram pra ficar (pelo menos por enquanto!). Muitos foram pegos de surpresa e a corrida pelos adaptadores, para não perder os equipamentos com configuração antiga, foi grande.

Mas passados alguns anos, ainda persistem as dúvidas. Pra começar, elas tem 3 pinos, o que significa que toda casa deveria ter o fio terra em seu sistema elétrico. Isso tornaria todo o sistema mais seguro.

Outro detalhe que passa despercebido a olhos não treinados é a diferença sutil na bitola dos furos, que diferencia as tomadas de 10 ampéres (10A) e de 20 ampéres (20A). Estas últimas são usadas na voltagem 220 mas também podem ser usadas em tomadas que vão alimentar equipamentos 110 e que puxam muita energia. E é muito comum a gente perceber quando quer ligar um micro-ondas, por exemplo, numa tomada de 10A. Não entra!

os tais 3 pinos

Mas como resolver?

Se você não está pensando em reformar tão cedo, (já falamos sobre manutenção aqui) vale mapear as tomadas existentes e os equipamentos que puxam mais energia, como ferro de passar, chuveiro, micro-ondas, secadora de roupas, secador de cabelos, forno elétrico, aspirador de pó, aquecedor e ar condicionado. Para cada um deles será necessário prever uma tomada de 20 ampéres (No caso do ar condicionado, todo o sistema é preparado pela empresa instaladora, com alimentação elétrica específica).

Só isso? Não! É necessário percorrer todo o caminho da alimentação dessa energia. Ou seja: verificar se os cabos são da bitola necessária para aquele equipamento (o manual orienta isso) e se o disjuntor do circuito onde ele está ligado tem capacidade para ele. Tudo isso deve ser feito com auxílio técnico, em geral de um engenheiro eletricista, que pode fazer um mapa completo, dos disjuntores (que ficam naquele quadro de distribuição) às tomadas.

disjuntor

Qual a consequência de não seguir as normas? Várias, de tomadas que superaquecem e podem causar um acidente a disjuntores que desarmam quando você liga o micro-ondas + ferro elétrico por exemplo.

Antes das tomadas de 3 pinos ninguém percebia muito o consumo dos aspiradores, chapinhas e secadores de cabelo, porque as tomadas eram todas muito semelhantes. Hoje, acaba sendo necessário prever em cada ambiente uma tomada para o aspirador, por exemplo. Então não é só na cozinha e na área de serviço, onde se concentram os equipamentos mais “gastadores”, que as tomadas de 20A vão figurar.

O lado bom disso é ter mais consciência do consumo desses equipamentos e entender que eles não podem estar no mesmo circuito que outros equipamentos funcionando ao mesmo tempo, sob pena de danificá-los. Para cada um, via de regra, deverá existir um disjuntor com a capacidade correta.

tomada usb

Falando nele, o disjuntor também evoluiu e hoje é mais “sensível”. Isso para que qualquer situação estranha possa ser detectada e ele desarme, cortando a corrente elétrica e protegendo o circuito. Imagina uma criança que coloca um grampo numa tomada. Os novos disjuntores podem perceber isso e evitar um choque.

Para além dessas mudanças voltadas para a segurança, temos hoje no mercado alguns novos confortos também, como tomadas USB, onde podemos conectar celulares, tablets, computadores e outros equipamentos sem necessidade de adaptadores.

E se você já está pensando em reformar, tenha em mente que tudo isso é uma nova maneira de pensar o sistema elétrico da sua casa. Isso é só o básico, mas dá pra ir muito mais além, com um sistema de automação, integrando também luminárias, câmeras etc. Ou até ensaiar uma inteligência artificial pra controlar isso e muito mais.

tubulação aparente

Deixe suas dúvidas e comentários no nosso email reformanodiva@gmail.com e assine nossa newsletter.

Até o próximo post!

Reforma no divã é um blog desenvolvido através do Wix.com

  • b-facebook
  • Instagram Black Round
bottom of page