É tudo uma questão de prazo e preço?
Sempre que pretendemos encomendar alguma coisa, de um bolo a uma casa, as duas perguntas principais são sempre: Quanto tempo vai levar pra ficar pronta? Quanto vai custar?
Não é folclore, mas o cronograma de uma obra está sempre sujeito a interferências, quanto mais se for uma reforma. Mas por quê?
Se mesmo o que tem uma linha de produção pré estabelecida e controlada numa fábrica, como um sofá, por exemplo, pode sofrer algum contratempo, imagine o que depende de fatores subjetivos e inesperados.Primeiro, porque tendemos a ter dúvidas quando temos muitas opções de escolha. A menos que você deixe o profissional escolher tudo o que será colocado, sempre haverá uma dúvida em relação ao piso daquela ou outra área, por exemplo. E há no mercado muitas opções a escolher. Segundo e ainda mais numa reforma, sempre temos surpresas, afinal estamos mexendo com uma obra já realizada e não há como saber com 100% de certeza o que existe dentro das paredes.
Se este é o cenário, como fazer para controlar esses fatores? O mais importante (eu já falei sobre isso aqui e aqui) é o planejamento. Ele pode diminuir muito as chances de atraso e de estouro no orçamento. Como?
Passo 1. Você comprou aquele apartamento, ele parece OK, mas você não gosta dos acabamentos e das cores, que já têm uns 20 anos. Ele também não tem ar condicionado e a rua é barulhenta, pedindo uma revisão de janelas para anti ruído. Ao contratar o profissional para lhe auxiliar, quanto mais informações ele tiver do que você precisa, mais itens ele vai considerar no seu orçamento, chegando a um valor mais realista.
Passo 2. Você recebeu o orçamento com tudo o que queria, mas ele está acima do que você pretende gastar. É necessário ajustar os desejos ao que cabe no bolso. E vale a pena ainda deixar uns 20% para imprevistos. Nunca se sabe como estará a impermeabilização quando o piso velho do banheiro for retirado, por exemplo. Há coisas que precisam ser feitas imediatamente, como pisos, louças, metais, bancadas, armários de cozinha. Outros podem ser adiados, como a troca da TV ou das cadeiras de jantar. Outro exemplo que tem um bom impacto é o ar condicionado. Você pode deixar toda a infraestrutura feita e instalar os equipamentos depois. Faça o que o orçamento permite bem feito. Claro, pesquisar e pechinchar é importante. Mas não arrisque a qualidade pelo preço ou acabará fazendo duas vezes!
Passo 3. Compre os acabamentos no início da obra. Revestimentos, louças, torneiras, duchas, costumam impactar em cerca de 30% do custo total. Não é pouco! Então escolhê-los antes, além de dar uma boa folga para pesquisar e negociar, evita sustos naquele momento em que outros custos altos começam a entrar, como o mobiliário planejado. Outras vantagens desse procedimento: Você pode parcelar em 6 ou 10 vezes, diluindo seu impacto, e ainda evita erros e retrabalhos, uma vez que o construtor sabe exatamente o que ele terá que colocar. Um exemplo bem comum é a torneira. Se ela é de parede ou de mesa, isso muda completamente a altura dos pontos que o encanador tem que deixar.
Passo 4. Defina bem os detalhes antes de iniciar e evite mudar de ideia no meio da obra. Isso parece inofensivo, mas vai ruindo tanto o cronograma como o custo sem você se dar conta. Todo mundo fica aflito com a demora em iniciar a obra. Mas esse “tempo perdido” em planejamento é precioso lá na frente. Tudo o que estiver definido antes pode ser feito à semelhança daquela linha de produção que eu mencionei no começo do texto. Se temos dúvidas ou se mudamos o que já foi feito, perdemos tempo e dinheiro. E cada pequena mudança acaba alterando outras coisas ao redor, como uma bola de neve. Já viu onde vai dar, né?
Seguindo estes passos à risca é muito provável que você comemore o resultado. Mas há ainda um último fator de sucesso: Comunicação. Esteja atento ao que está sendo feito. Não tenha medo ou vergonha de perguntar. Ninguém é obrigado a entender os termos técnicos. Uma boa parceria entre cliente e profissional sempre rende uma obra feliz, até para ultrapassar os imprevistos de maneira positiva!
Boa obra!